quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dificuldades de Aprendizagem


Os problemas de aprendizagem possuem muitas causas, que não são apenas cognitivas, aliás, segundo a psicopedagoga Maria Luíza de Carvalho de Almeida Sampaio, raramente a origem é apenas cognitiva e as causas articulam-se dentro da escola e da família.
Dentre os diversos fatores que influenciam o aprendizado das crianças podemos citar:
• Fator biológico e orgânico (síndromes, lesões cerebrais, TDAH, dislexias, etc);
• Superproteção;
• Má nutrição;
• Privações de cuidados maternos;
• Falta de estímulos ou excesso de estímulos;
• Desinteresse (por não compreenderem o que estão estudando, porque não acham os estudos importantes, etc);
A criança nasce com a habilidade de aprender, mas a aprendizagem em si ocorre com a experiência, onde os fatores acima mencionados irão contribuir para facilitá-la ou dificultá-la.
Um ambiente afetuoso e uma educação rica em estímulos ajudam a superar muitas das privações e atenuar os efeitos e as conseqüências emocionais, embora o excesso de estímulos ou os estímulos inadequados poderão atuar como desestímulos.
Os estímulos são o alimento da inteligência. Sem eles a criança cresce com limitações e seu desenvolvimento cerebral fica comprometido. Mas é preciso muito cuidado. Estímulos excessivos causam o mesmo efeito que a alimentação em excessos.
As inteligências são como janelas que se abrem aos poucos e no tempo certo. É um erro supor que o estímulo possa fazer a janela se abrir mais depressa.
Outro aspecto importante a ser observado se refere às inteligências múltiplas. Talvez seu aluno não tenha uma boa habilidade lingüística ou lógico-matemática, mas tem uma excelente habilidade pictórica, musical ou cinestésica-corporal. Aproveite estas suas habilidades para despertar a inteligência em que apresenta maior dificuldade. Ex: Você pode ensinar História do Brasil através de uma dramatização e estará usando a habilidade cinestésica-corporal para isto. Pode ensinar ciências através de uma música e explorar sua inteligência musical, ou ensinar matemática brincando de amarelinha.

Um comentário:

  1. Belo trabalho, Kellem!

    Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento e sensibilidade.

    Bjo.

    ResponderExcluir